Principais documentos administrativos para a saúde financeira da empresa

Stefano Vasconcelos
Claudia Angelica Martinez

Manter o funcionamento das atividades empresariais significa cuidar da saúde financeira da instituição. À vista disso, a economista Claudia Angelica Martinez entende que é de suma importância que as pessoas saibam quais são os principais documentos administrativos para a saúde financeira de uma empresa. Prossiga com a leitura para saber mais a respeito. 

 

Administração

 

Conforme comenta a egrégia Claudia Martinez, a administração é o principal setor responsável pelas finanças da empresa. São os administradores que elaboram os documentos primordiais para a saúde financeira da empresa, e são esses documentos que permitem que metas sejam traçadas e que planejamentos sejam concretizados. 

 

Assim, é evidente que os administradores desempenham um papel importante nas atividades empresariais de uma corporação. Logo, para isso é preciso que os mesmos elaborem documentos como: 

 

  • Contrato social; 
  • Notas fiscais; 
  • Comprovantes de RH;
  • Alvará de funcionamento. 

 

Contrato social

 

Como frisa a ilustre Claudia Angelica Martinez, o contrato social é um documento iminente para a continuidade das atividades de uma instituição. O mesmo contém por finalidade contemplar o objetivo da corporação, sua localização, as cotas de patrimônio de cada sócio e as atividades realizadas pela mesma. 

 

Notas fiscais

 

Já as notas fiscais são os documentos que abrangem o registro de compras e vendas efetuadas pela entidade. É essencial que estes recibos sejam armazenados por um longo período de tempo, pois eles servem como comprovantes, caso a empresa sofra com alguma alteração equivocada no rendimento bruto. 

 

Comprovantes de RH

 

Outrossim, como ressalta a notável Claudia Angelica Martinez, os comprovantes de RH são os recibos de todos pagamentos que se referem aos funcionários, como os holerites, comprovantes de depósitos etc. Além do mais, sempre que há uma contratação ou demissão a empresa precisa informar ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

 

Alvará de funcionamento

 

Por último, e não menos importante, é preciso que toda empresa tenha o documento alvará de funcionamento armazenado em local seguro. Aliás é esse documento que permite que a mesma atue em um determinado município. Ele é emitido pela prefeitura e precisa ser renovado a cada dois anos.

https://www.sbtnews.com.br/noticia/sbt-brasil/231423-alem-de-agressoes-fisicas-mulheres-sao-vitimas-de-violencia-financeira 

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *