O mercado da tecnologia se agitou nesta semana. Finalmente a Apple apresentou sua estratégia voltada para a Inteligência Artificial (IA).
Por que demorou tanto? Bom, não é a primeira vez que a Apple chega tarde a um mercado. Quando ela lançou o iPhone, todas as outras marcas já tinham lançado sua versão de smartphone. A Apple veio e transformou o mercado. E conseguiu repetir o feito com o iPad, o Apple Watch e os Airpods.
A estratégia da Apple é aprender com o que os concorrentes fizeram antes e apresentar ao mercado uma abordagem integrada de produtos, serviços e tecnologias. Desta vez, ela chega um ano e meio depois do Chat GPT. A norma de mercado diz que quem chega primeiro bebe a água mais limpa. A Apple prefere chegar depois, e mais preparada.
E como a Apple quer desbancar os concorrentes? Oferecendo uma IA integrada ao sistema operacional, que vai auxiliar as pessoas a escrever melhor, a criar imagens, emojis e mensagens de email usando a IA generativa da Apple.
Com o objetivo de ser “A inteligência Artificial para o resto de nós”, ela batizou essa IA como Apple Intelligence. A IA começa a se transformar na nova interface para usar o computador e o smartphone.
Quando realmente chegar ao mercado, no segundo semestre a IA da Apple vai estar disponível em mais de 100 milhões de iPhones e computadores capazes de rodar a IA internamente, através de processadores neurais embutidos no seu próprio Chip.
E esse é o grande diferencial da Apple para proteger a privacidade das pessoas. Os dados não vão trafegar na nuvem livremente. Ou serão processados no Neuro Chip interno, ou em uma Nuvem privada da Apple. Aqui, a integração entre hardware e software é uma vantagem competitiva importante em relação aos concorrentes.
E, além disso, vai ser lançada uma integração com o ChatGPT, que vai poder ser acessado diretamente pelo sistema operacional. A vantagem é maior para os usuários comuns, que não vão precisar instalar nenhum aplicativo para se beneficiar dessas funcionalidades. E essa é a ideia da Apple, simplificar ao máximo o uso de tecnologias complexas.
É possível que, mesmo tendo chegado mais tarde ao mercado, esse lançamento seja suficiente para manter a posição da marca junto aos seus fiéis consumidores.
O fato é que, cada vez mais, a Inteligência Artificial está integrada ao nosso dia a dia. É um caminho sem volta. E a tecnologia, quando ajuda as pessoas a resolver problemas, cumpre o seu propósito.