Marco Antonio Carbonari, dono da vinícola Villa Santa Maria, conta que o famoso vinho tinto seco é produzido com a mais popular uva para produção de vinhos em todo o mundo e, ainda por cima, traz benefícios à saúde. A popularidade do Cabernet Sauvignon vem de sua fácil adaptação a diferentes terroirs e aos vinhos da mais alta qualidade que daí resultam. Portanto, ela ganhou o título de “rainha das uvas tintas”. Vamos conhecer alguns estilos deste tipo de vinho e suas possíveis combinações, pois cada um gera uma surpresa diferente. Confira:
- Entradinhas leves: o vinho combina com espetinhos caprese, bruschetta com tomates frescos e azeite de oliva. Marco Antonio Carbonari explica que o frescor e a leveza da comida não massacram o sabor do vinho, pelo contrário, será uma harmonização perfeita para um momento agradável.
- Massas: a harmonização mudará muito a depender da receita do molho, por exemplo, a combinação com macarrão, pizza ou lasanha, depende do molho ou recheio. O vinho Cabernet é fácil de combinar com temperos de sugo e molho de carne, até mesmo calabresa e, também, é muito adequado para uso com temperos que contenham vegetais (como pimentão) .
- Carnes: nada como um bom corte para acompanhar o aroma do Cabernet Sauvignon. O vinho combina muito com carnes mais pesadas, como cortes bovinos, com destaque para a costela e o contrafilé. Marco Antonio Carbonari dá a dica de harmonizar a carne não só na hora de beber, mas também ao preparar, assim, tem-se a certeza de que todos os sabores ficarão igualmente destacados, sem que um dos itens se sobreponha ao outro no paladar.
- Tábua de frios e petiscos apimentados: o sabor do queijo deve ser combinado com o sabor do vinho, então, se for usar queijos fortes, acompanhe com vinhos mais intensos. O Cabernet Sauvignon basileiro costuma ser acompanhado por salame, castanhas temperadas e queijos como o brie e o provolone.