Você já ouviu falar sobre a Lei da Responsabilidade Fiscal? Sabe sobre o que ela trata? O advogado Francisco de Assis e Silva entende que essa é uma norma importante para o país. Isso porque, ela é responsável por controlar e regulamentar o uso dos recursos públicos, prevenindo através das suas diretrizes, casos de corrupção nesta atividade. Quer saber mais sobre essa legislação? Então, continue a leitura deste artigo!
O uso dos recursos públicos é uma ação que deve ser totalmente transparente e controlada, não é verdade? Através disso, é possível garantir que essa atividade seja mais justa, prevenindo casos de corrupção. Nesse contexto, para assegurar esses aspectos, é importante ter diretrizes e normas para regularizar a utilização do patrimônio público, como a Lei da Responsabilidade Fiscal.
Mas o que é a Lei da Responsabilidade Fiscal?
Caso não conheça, saiba que a Lei da Responsabilidade Fiscal — também conhecida como Lei Complementar nº 101/2000) —, é uma norma estabelecida com o intuito de regularizar o uso dos recursos e patrimônios públicos. Ela irá guiar a gestão fiscal, assegurando seu funcionamento de modo transparente e justo. O Dr. Francisco de Assis e Silva comenta que é importante ter legislações que atuem nessa área.
Qual o papel desta legislação?
Dessa maneira, o principal objetivo dessa lei será o de garantir a transparência na utilização e gestão dos recursos públicos, com princípios e condições para essa atividade. Assim, ela irá controlar a administração fiscal em diferentes entidades, como municípios, estados, União e Distrito Federal. Com isso, é possível assegurar um maior equilíbrio no patrimônio público, bem como limites para o seu uso.
Qual a sua importância?
Nesse contexto, saiba que a Lei da Responsabilidade Fiscal possui grande importância para o país. Isso porque, como citado anteriormente, será ela que irá garantir que a gestão das finanças públicas seja realizada de maneira clara e transparente. Além disso, essa norma também estabelece condições para o uso dos recursos. Para Francisco de Assis e Silva — que atua no combate à corrupção —, através disso é possível prevenir casos de desvios.
Como a Lei da Responsabilidade Fiscal contribui para o combate à corrupção?
Agora que você entendeu mais sobre essa lei, um ponto que merece atenção é sobre como ela contribui no combate à corrupção. Pelo fato de controlar a administração dos recursos públicos, essa norma permite que essa ação ocorra de forma justa, evitando desvios e abusos no uso do patrimônio. Além disso, ela também é fundamental para impor as penalidades nas situações de infrações.
Quais as penalidades da Lei da Responsabilidade Fiscal?
Por fim, saiba que no caso de desvios e outros tipos de infrações, a Lei da Responsabilidade Fiscal prevê certas penalidades. Cada uma delas será aplicada conforme a situação. Uma das punições, por exemplo, é a da restituição dos valores, na qual o infrator deverá repor os recursos utilizados inadequadamente nos cofres públicos. Conforme pontua o advogado Francisco de Assis e Silva, é importante conhecer as consequências das ações deste tipo.