Você já parou para pensar que os efeitos da corrida de montanha ou qualquer outra equivalem aos mesmos sintomas de utilizar uma droga? Para Hertes Ufei Hassegawa, isso acontece pois o nosso cérebro produz tantas substâncias benéficas que fica quase impossível controlar um sorriso e uma alegria contagiante mesmo após o corpo ter percorrido um percurso totalmente desafiador. Mas você sabe o motivo de tanta liberação de felicidade?
Neste artigo, iremos explicar o que ocorre com a nossa mente após a prática da corrida, e mostrar que, ainda que ela não seja uma droga, os seus efeitos podem ser considerados algo bastante parecido. Logo, se você ficou curioso em conhecer mais sobre esse assunto, que tal ler o texto até o final e aproveitar para investir em um novo hábito saudável?
A mente humana e o exercício físico
Conforme comenta Hertes Ufei Hassegawa, a mente humana consegue se desenvolver muito melhor através do exercício físico, isso porque as vantagens encontradas em práticas como corrida de montanha, ciclismo de estrada, e até mesmo na natação equivale ao esforço maior, e como consequência à uma maior exigência do nosso cérebro para suportar os desafios.
Por que a corrida possui efeitos parecidos com os da droga
E agora, a pergunta que não quer calar: por que a corrida possui efeitos parecidos com o uso de drogas? Para responder essa pergunta, precisamos entender que o ser humano, desde os primórdios, passou a vida tentando sobreviver de alguma forma. Basicamente, os primeiros humanos eram obrigados a fugir de seus predadores para que pudessem viver por mais tempo.
Com o passar dos anos, essa necessidade deixou de ser parte da nossa realidade, contudo, conforme explica Hertes Ufei Hassegawa, o cérebro humano ainda entende que a corrida é uma espécie de fuga de algo completamente perigoso, e o processo de fuga apresenta fatores idênticos com os quais os primeiros homens vivenciavam: a felicidade por estar correndo e a certeza de que não acontecerá nada de ruim. Logo, a nossa mente acaba liberando 2 pequenas substâncias encontradas em atividades como essas.
Quais substâncias são liberadas em nosso cérebro
Quando praticamos algum esporte ou atividade prazerosa, o nosso cérebro automaticamente libera grandes níveis de endorfina e dopamina, e isso faz com que sintamos maior prazer, assim como os efeitos de uma droga. Parece ser algo bastante curioso, você não acha? Portanto, faz mais sentido que os especialistas recomendem práticas de exercícios diários, de modo que o seu cérebro se sinta bem a todo momento.
Comece o seu novo hábito o quanto antes
Bom, e agora que você já sabe que a corrida, ou corrida de montanha são ações simples de serem praticadas, mas que possuem benefícios inimagináveis em nossas mentes, que tal começar a praticá-la ainda hoje? Conforme pontua Hertes Ufei Hassegawa, o melhor de tudo é que tanto a saúde mental quanto a física conseguem ser desenvolvidas em um curto espaço de tempo.