Seios inchados, mudanças no humor e cansaço podem ser alguns sintomas da TPM. Mas, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, quando esses sintomas vêm acompanhados de crises depressivas ou picos de ansiedade, eles podem indicar um problema de saúde: o transtorno disfórico pré-menstrual. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
O que é o transtorno disfórico pré-menstrual?
Sem delongas, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que o transtorno disfórico pré-menstrual ou TDPM, se trata de um problema hormonal durante o ciclo menstrual da mulher, em que os sintomas comuns costumam aparecer de maneira muito mais intensa. O que pode causar cenários depressivos, crises de ansiedade, insônia e, por muitas vezes, pensamentos suicidas.
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, muitas mulheres sofrem com a TDPM, mas acreditam se tratar apenas de uma TPM mais forte. Isso porque ainda existem poucas informações sobre esses transtornos, então, nem todas costumam sinalizar aos seus médicos a potencialização dos sintomas da tensão pré-menstrual que é comum na maioria das mulheres.
O que causa a TDPM?
De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, as causas da TDPM, bem como as causas da TPM, não são exatas. Entretanto, é possível perceber esse quadro em mulheres que, em algum momento de suas vidas, tiveram que lidar com quadros depressivos. Não é difícil encontrar mulheres que sofrem com a TDPM e acreditam estar passando por uma recaída depressiva, afinal, os sintomas são bastante parecidos.
Como diagnosticar esse transtorno?
Como mencionado anteriormente, existem poucas informações sobre a TDPM, ou seja, se trata de um quadro que ainda está sendo estudado pelos profissionais da saúde. Porém, ao perceber que está sendo acometida por esse transtorno, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior aconselha que você sinalize seu médico para que alguns exames possam ser feitos, a fim de encontrarem melhoras no quadro.
Como funciona o tratamento?
Atualmente, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior explica que existem duas maneiras de amenizar esses sintomas. O primeiro deles, é fazer o uso de antidepressivos ou remédios para a ansiedade. Já o segundo, é através do uso de anticoncepcionais que servem para equilibrar a produção de hormônios durante o ciclo menstrual da mulher, levando em consideração suas particularidades.
Por fim, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior ressalta a importância de manter um acompanhamento médico para que seu caso seja tratado da maneira correta. Não é recomendável que você comece a se dedicar por conta própria, afinal, diversos fatores precisam ser avaliados antes de começar uma medicação. Por isso, ao primeiro sinal, converse com seu médico de confiança e inicie seu tratamento da maneira correta!