A Apple mal começou a vender o seu primeiro headset de realidade mista, o Vision Pro, mas a marca já está pensando em uma segunda geração. Essa é a informação de Mark Gurman, jornalista da Bloomberg especialista na Maçã.
De acordo com Gurman, entretanto, o próximo modelo do Apple Vision Pro só deve sair daqui a pelo menos 18 meses — ou seja, no segundo semestre de 2025 pelas expectativas mais otimistas.
Isso porque a empresa precisará apresentar uma segunda geração bastante superior ao atual Apple Vision Pro, que teve uma recepção mista desde que começou a ser comercializado nos Estados Unidos.
Consumidores até já devolveram o Apple Vision Pro
O Apple Vision Pro 2 é tido como a oportunidade da empresa de apresentar um modelo mais concreto em relação ao conteúdo de realidade mista. A ideia é aprender com as críticas feitas ao atual modelo e corrigir eventuais ausências ou falhas do equipamento.
Passadas duas semanas da comercialização do modelo nos Estados Unidos, são vários os relatos de pessoas que devolveram o Apple Vision Pro e pediram o reembolso para a Apple. A política da empresa permite a solicitação em até duas semanas após a aquisição.
As reclamações envolvem o peso do dispositivo, que o torna desconfortável para uso depois de um tempo, além de consequências do consumo intenso de conteúdo imersivo, como frequentes dores de cabeça.
Alguns consumidores citam também que o headset atualmente não justifica o alto preço cobrado — seja pela falta de aplicativos dedicados, alguns problemas técnicos como o campo de visão limitado ou a ausência de experiências realmente úteis para o dia a dia.
O Vision Pro custa a partir de US$ 3,5 mil, ou aproximadamente R$ 17 mil em conversão direta de moeda. Ainda não há informações sobre a venda dele em outras regiões para além dos EUA.