A economia circular mostrou-se como uma excelente alternativa para lidar com os problemas ambientais atualmente. O empresário Julio Cesar Hintemann Filho veio falar um pouco mais sobre esse assunto e especificamente sobre algumas das oportunidades criadas pela economia circular. Afinal, trata-se de um modelo econômico que gera impactos muito positivos para as indústrias e para a população. Acompanhe:
Uso de recursos
O principal objetivo da economia circular é a promoção de uma utilização mais consciente dos recursos naturais e matérias-primas. A ideia de “circular” surge exatamente desse conceito de reutilização. Todos os materiais retornam ao ciclo de produção das empresas de modo a produzir a menor quantidade possível de resíduos. A economia circular pode ser aplicada em todos os setores industriais.
Redução de emissões de gases
Pesquisas apontam que quase 50% dos gases de efeito estufa são emitidos pelas indústrias de fabricação, comenta Julio Cesar Hintemann Filho. A economia circular tem potencial para reduzir esses números significativamente caso seja adotada por muitas empresas. Além de contribuir com o meio ambiente, ainda é uma atitude muito positiva para a empresa, que reduz gastos com a reutilização de recursos.
Proteção a biodiversidade e a saúde humana
Em todos os anos, cerca de 10 milhões de mortes ocorrem devido a poluição da água, do ar e do solo. Investir na economia circular significa colaborar com a preservação de inúmeras vidas e também da biodiversidade. Os impactos da economia circular podem ir muito mais além do que apenas reutilizar os resíduos, mas também auxiliar na crise climática e ambiental que o mundo se encontra.
Impulsionar a economia
Os novos modelos de economia que se preocupam com questões ambientais estão ganhando espaços de destaque no mercado, explica Julio Cesar Hintemann Filho. As empresas voltadas para reutilização, compartilhamento, reparo e reciclagem estão criando muitas oportunidades no ramo da inovação e gerando mais empregos. Estima-se que a economia circular pode movimentar quase 5 trilhões no mercado mundial.
Mais oportunidades
Pesquisas apontam que uma transição da economia atual para a economia circular poderia até o ano de 2030 gerar 6 milhões de novos empregos. Empresas com ideias inovadoras relacionadas à reciclagem, materiais reaproveitados e coisas do gênero, podem se dar muito bem no mercado daqui alguns anos. Essas foram as informações de Julio Cesar Hintemann Filho e esperamos que isso possa esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.