Marco Antonio Carbonari Explica como Armazenar Vinhos

Quando você decide armazenar vinhos, é necessário ter consciência dos diversos cuidados que serão necessários para garantir que a bebida não estrague e se mantenha sempre em ótimas condições de consumo. Marco Antonio Carbonari é especialista e produtor de vinhos, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, e nos explica hoje quais os fatores que devem receber atenção na hora de armazenar seus vinhos: temperatura, posição da garrafa, iluminação, trepidação e ventilação.

  • A TEMPERATURA:

Marco Antonio Carbonari explica que os vinhos devem sempre ser armazenados em lugares frescos, cerca de 12 e 14°C. Caso a temperatura do local seja muito elevada, o processo de envelhecimento é acelerado e o risco de estragá-los é enorme. Vale ressaltar que é de extrema importância que a temperatura seja sempre constante, pois a bebida é muito sensível a tais variações.

  •  POSIÇÃO

É recomendado por Marco Antonio Carbonari que os vinhos fechados com rolhas sejam sempre armazenados na horizontal, isso porque a rolha precisa manter contato com o líquido, evitando o ressecamento e consequentemente, garantindo que não entre ar para oxidar o vinho.

  • ILUMINAÇÃO

O local deve ser protegido de luz artificial e natural. A luz pode aquecer os vinhos e causar alterações na bebida. Marco Antonio Carbonari ressalta que um cuidado ainda maior deve ser tomado com vinhos brancos e rosés, que possuem, na maioria das vezes, garrafas transparentes, que aumentam ainda mais o risco de exposição.

  • TREPIDAÇÃO

Locais que estão sob risco de vibração ou trepidação não são ideais para o armazenamento. Garrafas que sofrem muita agitação envelhecem mais rápido, então evite trocar garrafas de lugar ou manuseá-las a todo momento, adverte Marco Antonio Carbonari.

  • VENTILAÇÃO

Marco Antonio Carbonari lembra que é importante manter o local arejado para evitar fungos que podem afetar e estragar as rolhas, então é imprescindível que o local tenha uma boa circulação de ar.

Marco Antonio Carbonari convida-os também a conhecer a vinícola Villa Santa Maria no Vale do Baú (SP), agende sua visita pelo WhatsApp e viva uma experiência incrível: (12) 9 9746-6298.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui