Dr. Maciel de Carvalho explica como funciona o mercado financeiro

Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Muitas pessoas têm vontade de começar a investir, mas não sabem por onde começar. Isso é normal visto que o mercado financeiro é muito amplo e demanda bastante estudo. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, pós-graduado em finanças e gestão empresarial, trouxe algumas informações que podem esclarecer algumas dúvidas de quem está iniciando nesse mercado. Confira:

O que é o mercado financeiro?

No segmento da economia, é chamado de mercado financeiro o ambiente destinado às negociações de ativos. É lá que acontecem os acordos acerca de ações, moedas, títulos, mercadorias, derivativos e vários outros bens de valor financeiro. Apesar de cada país possuir o seu próprio mercado financeiro, as negociações não são restritas apenas ao mercado interno.

Um dos mercados financeiros que está entre os maiores representantes do mundo nesse setor é a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), juntamente com os mercados cambiais, aponta Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros. Já no Brasil, esse lugar no mercado financeiro nacional é ocupado pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, com seu principal índice sendo o Ibovespa.

Para que serve o mercado financeiro?

O objetivo do mercado financeiro parece muito simples a princípio: possibilitar que os vendedores encontrem os compradores. Nas chamadas economias de livre mercado, esse contato é essencial. Nesse ambiente os bens são trocados de maneira livre, sem que ocorram intervenções externas, como por exemplo do Estado. No mercado financeiro temos os credores e os captadores ou os investidores e os mutuários.

O mercado financeiro vai permitir que os seus participantes transfiram os títulos, comercializem as moedas e captem recursos e capitais, explica Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros. Dentre todas essas negociações diferentes, existem as instituições responsáveis pela viabilização de um ambiente propício para que esses negócios aconteçam. Esses órgãos também fiscalizam o andamento desses processos.

E como funciona?

Os participantes não precisam estabelecer contato entre si, pois a instituição financeira é a responsável por fazer essa ponte. O banco faz um papel de intermediador entre as partes interessadas. Esperamos que essas informações trazidas por Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros possam ter sanado suas dúvidas sobre o básico do funcionamento do mercado financeiro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui