Como e por que iniciar o processo de autoconhecimento?

Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui
Sergio Wilfrido Vazquez Apestegui

O processo de autoconhecimento é o ponto inicial para trilhar uma vida satisfatória, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. O empresário Sergio Wilfrido Vasquez Apestegui esclarece que esse desenvolvimento auxilia no conhecimento individual, na consciência de suas competências e no seu potencial para atingir sonhos e objetivos. Além disso, ele agrega num maior controle emocional e numa melhor comunicação, o que contribui na evolução particular como indivíduo.

 

Ele é, portanto, uma ferramenta para alcançar um estágio avançado de consciência sobre si mesmo e utilizar isso ao seu favor. Para isso, existem uma série de etapas e ações que levam a uma aprendizagem interna eficiente, e Sergio Wilfrido Vasquez Apestegui comenta algumas das atividades que o guiam para dentro de si e podem auxiliar nessa jornada:

  • Dedique um tempo para você

De acordo com Sergio Wilfrido Vasquez Apestegui, o primeiro passo para o autoconhecimento está voltado à reserva de um tempo para você. Em meio ao cotidiano agitado, pouco é o tempo que se dedica para as próprias necessidades. Sendo assim, reserve, ao menos, uma hora diária para trabalhar seus sentimentos e realizar alguma atividade que estimule a autoconsciência.

  • Conheça seus pontos fracos e fortes

Uma maneira eficaz de conhecer seus pontos fracos e fortes é através de uma autoavaliação. Para isso, pode-se listar (física ou virtualmente) os principais aspectos notáveis e falhas de sua competência que você reconhece. Assim, é possível refletir sobre eles e trabalhar reforçando os fortes e eliminando os fracos para auxiliar na sua evolução pessoal.

  • Encontre sua motivação

Durante o processo de autoconhecimento, é importante refletir sobre o que motiva você a se levantar todos os dias. O empresário Sergio Wilfrido Vasquez Apestegui explica que esse exercício reflexivo serve para o desenvolvimento pessoal ou profissional por meio do encontro com seu propósito de vida. 

  • Busque terapia

A psicoterapia é um caminho essencial para reconhecer a si mesmo, trabalhar sentimentos negativos e promover bem-estar mental. Sergio Wilfrido Vasquez Apestegui comenta que, com as orientações de um psicólogo profissional, será possível superar angústias e traumas passados, entender a fundo seus sentimentos e assumir o controle de suas emoções e ações.

  • Faça meditação

A meditação diária é uma ferramenta que acelera o processo de autoconhecimento. Por meio de poucos minutos, é possível esvaziar a cabeça das questões diárias e entrar num estado de conexão profunda consigo mesmo, o que permite uma maior consciência de si e foco na vida presente.

  • Encontre sentido por meio da arte

Por fim, Sergio Wilfrido Vasquez Apestegui  reforça sobre a importância de trabalhar com a  arte para descobrir e despertar sua essência. A arte permite a liberação do lado lúdico da consciência, o que auxilia no autoconhecimento. Sendo assim, independente da escolha (dança, música, artesanato, pintura, desenho ou escrita), o importante é trabalhar um meio para se expressar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui