Ex-presidente Lula completa 74 anos de idade

Ex-presidente do Brasil e atualmente preso por corrupção, Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, comemora, hoje (27), 74 anos de idade. Principal nome da esquerda Brasileira, o político é símbolo de resistência para seus apoiadores e principal alvo de seus rivais políticos, incluindo o atual presidente do país, Jair Bolsonaro.

De origem pobre, Luiz Inácio da Silva (nome de nascimento) nasceu em Caetés, no estado de Pernambuco, em 27 de outubro de 1945. Apesar de ter nascido no Nordeste, Lula migrou ainda criança para São Paulo, onde foi metalúrgico e sindicalista, antes de adentrar à vida política.

Lula foi o principal fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi eleito presidente do país, em 2002, pela legenda. Luiz Inácio seria, ainda, reeleito em 2006. Posteriormente viria a auxiliar na candidatura, eleição e reeleição de Dilma Rousseff, sua ministra chefe da Casa Civil.

O ex-presidente Lula ficou muito conhecido por suas políticas sociais que permitiram tirar o Brasil do mapa da fome. O Bolsa Família e o Fome Zero foram, ambos, programas reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Outro setor que Lula como presidente investiu foi na educação superior. Com a criação de diversas universidades e institutos, além de programas como SiSU e ProUni, e ampliação do sistema de cotas, foi permitido que mais pessoas, principalmente de classes baixas, conseguissem ingressar no ensino superior.

Acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão, pelo então juiz Sérgio Moro, em 12 de julho de 2017. Após rejeições dos pedidos de habeas corpus feitos pela defesa do ex-presidente, Moro decretou outra condenação de 12 anos e um mês de reclusão.

Com os pedidos de habeas corpus não surtindo efeito, Lula se entregou a Polícia Federal, em 7 de abril de 2018. Antes de se entregar, o ex-presidente ficou confinado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Paulo. Milhares de pessoas cercaram o local, fazendo uma espécie de vigília, para Lula. No momento que Luiz deixou o prédio, pode se testemunhar uma cena comovente, onde este foi carregado pela multidão, numa imagem que se tornou símbolo da campanha de soltura do político.

Lula segue preso até hoje, numa decisão que é vista por seus apoiadores como “prisão com interesses políticos”, visto que após a queda de Lula e da esquerda, a direita tomou o poder, visto que o ex-presidente era o único candidato com força o suficiente para rivalizar com Jair Bolsonaro, na corrida presidencial. Além disso, Sérgio Moro, principal nome da acusação de Luiz Inácio, se tornou Ministro da Justiça, no atual governo, sendo diretamente beneficiado pela prisão do ex-presidente.

Já a oposição de Lula vê sua prisão como uma das maiores vitórias a justiça brasileira.

Em 2010 foi lançado o filme “Lula: o filho do Brasil”, que conta, baseado em fatos reais, a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva desde sua infância no interior de Pernambuco até os tempos de militância sindical em São Paulo nos anos 80 e sua prisão durante a ditadura militar, aos 35 anos. Veja o trailer:

Veja também: Senado aprova texto-base da reforma da Previdência, em votação final

O Mais Minas (www.maisminas.org) é um veículo de comunicação digital criado em 2016 que reúne hard news e artigos sobre política, economia, cidadania, cultura, loterias e demais temas. É um portal de notícias com ênfase em Minas Gerais, mas que também aborda assuntos de interesse nacional e internacional.  É um jornal com layout moderno e que trabalha junto com as novas tendências tecnológicas do mercado de mídias digitais.

Possui uma política de livre distribuição de conteúdo – sem nenhum tipo de cobrança – e um modelo de negócio ancorado na monetização via espaço publicitário, mídia programática e publieditoriais.

O trabalho realizado durante os últimos dois anos consolidou a posição do site Mais Minas como um dos melhores portais de conteúdo e entre os mais acessados em Minas Gerais, chegando a agosto de 2018 em uma marca de 10 milhões de visualizações mensais, segundo dados do Google Analytics.

Nossa missão é expor desde questões locais de uma certa comunidade até grandes discussões nacionais, sempre assegurado no caminho da democracia e da mídia independente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui