O que fazer para regularizar o CPF suspenso?

Imagine a seguinte situação: você vai até uma loja, faz as suas compras e na hora de fazer o cadastro, descobre que o seu CPF está suspenso. Muito preocupante, não é?!

O CPF é um documento de fundamental importância, solicitado em praticamente todas as situações de contrato, inclusive em ambientes virtuais.

Mas quando esse documento está suspenso, o que fazer?

E quando isso acontece, onde recorrer?

Essas e outras perguntas, vamos responder logo abaixo neste post. Acompanhe!

Basicamente, o CPF é suspenso quando o seu cadastro na Receita Federal está incompleto ou incorreto. A Receita Federal determina até cinco situações para o status do CPF:

Lembrando que você pode fazer a consulta da sua situação cadastral do seu CPF no próprio site da Receita Federal. A consulta é totalmente gratuita.

Geralmente, quem está com o CPF suspenso fica impedido de abrir crediário em lojas, abrir conta-corrente ou poupança, fazer empréstimos, fazer passaporte, participar de concursos públicos, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional e, até mesmo, receber prêmio de loteria.

Em caso de CPF suspenso, os bancos também podem encerrar a conta em um prazo de 90 dias.

Quando você realiza a consulta do seu CPF ele te dá as informações sobre a situação cadastral do seu documento. Certo?!

Em umas das opções que aparece na pesquisa, está o “dígito verificador 02”.

E-book gratuito com tudo que você precisa dominar para ser um verdadeiro Contador Profissional.

Mas o que é Dígito verificador 02?

O Dígito verificador 02 é somente um indicador da própria situação do CPF, no caso, suspenso. Como por exemplo, se o CPF estiver com a situação regular, o Código verificador para esse status será 00.

Para regularizar a sua situação cadastral, primeiramente, você deve se certificar de que não há pendências com entregas de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. A verificação pode ser feita na Pesquisa de Situação Fiscal.

Já o pedido de regularização do CPF é realizado pelo próprio contribuinte que, por sua vez, deve levar a lista de documentos definida pela receita aos seguintes estabelecimentos:

Em ambos os atendimentos o valor cobrado para a atualização e regularização do CPF é de R$7,00.

A regularização pela internet também é feita no site da Receita Federal e o pedido de regularização é gratuito.

1º passo: Abra o site da Receita Federal. Procure a guia “Serviços”.

2º passo: Desca a página e procure por “CPF”, no lado direito.

3° passo: Procure pela opção “Regularizar Cadastro no CPF”

4° passo: Em seguida, o site vai abrir o formulário para preencher com os seus dados. Assim que preenchido, clique em “Enviar” no fim da página e pronto. Sua solicitação para regularizar o seu CPF foi realizada.

Caso você tenha feito esse processo e mesmo assim não conseguiu regularizar o seu CPF, entre no site da Receita Federal e clique em “Contato”, ou procure uma Unidade de Atendimento mais próxima da sua casa.

Como é possível imaginar, as irregularidades no CPF de clientes afetam diretamente os empresários, que acabam prejudicados por conta de fraudes.

Para evitar prejuízos, a VHSYS oferece em sua loja virtual o aplicativo de Consulta de CPF e CNPJ.

O aplicativo reúne importantes informações econômicas e financeiras de seus clientes e, com apenas um clique, você terá a sua disposição um dos maiores bancos de dados do mundo.

Clique aqui e experimente grátis o sistema de gestão empresarial online VHSYS, para uma gestão mais ágil e eficiente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui