Conheça a bola que será utilizada na disputa do Paulistão 2020

Crédito: Divulgação/Penalty

Durante o evento de apresentação do Paulistão 2020 nesta terça-feira (22), a Federação Paulista de Futebol (FPF) também apresentou a bola oficial do torneio. Desenvolvida pela Penalty, a S11 Ecoknit 2020 mantém a mensagem de preocupação com o meio ambiente da versão anterior. Porém a nova versão trará várias inovações tecnológicas. Além do Paulistão, a bola também será usada na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Em 2019, a S11 Ecoknit foi a primeira bola de futebol profissional do mundo a ser construída com apelo sustentável. Ela teve seu tecido confeccionado com garrafas PET recicláveis. Em 2020, a Penalty mantém a pegada ecológica do modelo, reciclando 4 ½ garrafas para cada bola produzida. O diferencial, porém, está na tecnologia desenvolvida em benefício da performance dos craques.

Em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Penalty adicionou mudanças a bola. Primeiramente, a S11 Ecoknit 2020 trará com 14 gomos, para aumentar sua velocidade. Já a versão anterior trazia apenas 11 gomos. Nos testes realizados, a bola foi levada a um túnel de vento, onde comprovou-se o melhor desempenho aerodinâmico da nova versão. Além disso, a S11 Ecoknit apresenta mais estabilidade e equilíbrio quando está em voo. Já com relação aos novos gomos, a empresa aplicou a tecnologia Termotec. Ela evita a absorção de água e mantém as proporções de peso e velocidade da bola intactas, mesmo em uma chuva forte.

Também foram realizados testes de campo com a nova bola e colhidas opiniões de jogadores e clubes sobre o modelo anterior. “Todas as oportunidades de melhorias foram analisadas para o desenvolvimento da versão 2020 da S11 Ecoknit”, cita Nilton Franco, gerente executivo de P&D da Penalty. Segundo a fabricante, a nova versão da S11 Ecoknit recebeu boa aprovação em vários quesitos técnicos, como precisão, velocidade e controle.

Com relação ao design, a S11 Ecoknit segue com o apelo ecológico. São valorizados o material, textura e a representação estilizada das setas de reciclagem. Com cor de fundo branca, a bola traz detalhes geométricos clássicos em marinho e laranja flúor, para se destacar no campo e também nas transmissões da TV. A Penalty espera um crescimento de 10% nas vendas em relação à versão anterior.

A nova bola estará à venda em todo o país a partir de novembro, nas lojas e também no site oficial da Penalty. A bola deverá chegar ao mercado com um preço sugerido de R$ 499,00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui